COM AS SOMBRAS...
EM DIAS MAIS QUENTES, VAMOS APROVEITANDO O SOL E DESCOBRINDO AS SOMBRAS PELA ESCOLA.
FAZER AS SOMBRAS NA PAREDE E DEPOIS INVENTAR HISTÓRIAS COM ELAS FOI UMA CURTIÇÃO!
ALUNOS DO COMPLEMENTO DE CONTADORES DE HISTÓRIA DA ESCOLA ELYSEU PAGLIOLI CONTAM SUAS AVENTURAS, E, LÓGICO, SUAS HISTÓRIAS...
TEATRO DE SOMBRAS - Trata-se de um tipo especial de figura plana, utilizada para projetar sombras em um telão semitransparente. Podem ser recortadas em couro ou qualquer outro material opaco, como nos teatros tradicionais de Java, Bali e da Tailândia, além do tradicional "sombras chinesas" da Europa do século XVIII; nos teatros tradicionais da China, Índia, Turquia e Grécia, e em diversos grupos modernos da Europa, as figuras podem ser recortadas também em couro de peixe ou em outros materiais transparentes.Elas podem ser operadas por baixo, com varas, como no teatro javanês; com varas que ficam em ângulo reto com a tela, como nos teatros chinês e grego; ou por meio de cordões escondidos atrás dos bonecos como nas sombras chinesas. O teatro de sombras não precisa se limitar a figuras planas. Ele pode lançar mão também de figuras tridimensionais. O teatro de sombras é uma arte de grande delicadeza, e o aspecto incorpóreo dos bonecos de sombra é exemplo eloqüente da força do teatro de títeres como forma artística.
OUTROS TIPOS - Esses cinco tipos não são os únicos. Existem, por exemplo, bonecos manipulados à vista da platéia. Os mais interessantes desse tipo são os bonecos bunraku japoneses, que receberam esse nome em homenagem ao seu criador, um titeriteiro japonês do século XVIII, Uemura Bunrakuken. Essas figuras têm metade ou até três quartos da altura de uma pessoa e podem chegar a exigir três operadores por boneco. O manipulador principal controla os movimentos da cabeça usando um sistema de fios dentro do corpo do boneco, podendo mexer as sobrancelhas e girar os olhos. Com a outra mão, ele manipula o braço direito da figura; o segundo manipulador se encarrega do braço esquerdo; e o terceiro movimenta as pernas; a coordenação entre esses três artistas exige um treinamento prolongado e rigoroso.
DEPOIS DOS BONECOS DE BALÕES, INICIAMOS A PRODUÇÃO DE BONECOS UM POUCO MAIS RESISTENTES. USANDO O BALÃO COMO BASE, FIZEMOS COLAGEM COM TIRAS DE JORNAL.
É UM TRABALHO DEMORADO, POIS PRECISAMOS DE MUITAS CAMADAS DE JORNAL PARA QUE FIQUE BEM FIRME E PACIÊNCIA ENQUANTO VAI SECANDO.
ESTAMOS NA FASE DA PINTURA, EM QUE NOSSOS BONECOS COMEÇAM A GANHAR UMA IDENTIDADE: QUE PERSONAGEM CADA UM SERÁ? QUE CORES, ROUPAS, CABELOS????AGUARDEM NOVIDADES NAS PRÓXIMAS SEMANAS...